domingo, 30 de julho de 2017

Disputa entre Braga e Rebecca por um lugar no segundo turno das eleições

O candidato ao governo Amazonino Mendes (PDT) já pode se considerar no segundo turno da eleição suplementar, de acordo com a pesquisa eleitoral da empresa Intake Marketing e Pesquisa, divulgada nesta sexta-feira,em que aparece com 28,8% das intenções de voto. A grande dúvida é quem poderá disputar com ele o segundo turno, uma vez que os candidatos Eduardo Braga (PMDB) e Rebecca Garcia (PP) aparecem empatados tecnicamente, com 20,3% e 18,1%, respectivamente, conforme o levantamento.




Segundo o proprietário da Intake, Aldous Santana, a vantagem de Amazonino em relação aos demais adversários se dá tanto na capital quanto no interior, e se nada mudar até o próximo dia 6, data da eleição, o candidato já pode se considerar no segundo turno. Já Braga e Rebecca se apresentam empatados tecnicamente, conforme os números, com vantagem da candidata do PP na capital.
Conforme a pesquisa, Amazonino é o único candidato que surge com vantagem tanto no interior quanto na capital. Em Manaus, ele atinge a preferência de 27,9% e, no interior, de 29,9% .
Depois do pedetista, quem mais aparece em vantagem na capital amazonense é Rebecca, que atinge o percentual de 18,3%, seguida de Braga, com 16,5%. Já no interior, o candidato da coligação União pelo Amazonas dá um salto e alcança a marca de 24,6% de aceitação, contra 16,9% da candidata da coligação Coragem para Renovar.
A pesquisa Intake também fez projeções sobre uma disputa de segundo turno e, conforme os dados, mostra que se essa fase da eleição for entre Amazonino e Braga, o pedetista sai vitorioso nas urnas, com 40,1% dos votos, contra 32,6% de Braga. Já em um cenário de disputa entre Rebecca e Amazonino, o ex-governador perde, com 39,6% contra 40,6% de intenções de votos direcionados à candidata.
A pesquisa eleitoral entrevistou 1,7 mil pessoas nas quatros zonas de Manaus e, em 21 municípios, sendo mil na capital e 700 no interior, entre os dias 23 e 26 de julho, junto a eleitores residentes em Manaus e nos municípios de Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Coari, Presidente Figueiredo, Iranduba, Rio Preto da Eva, Autazes, Carauari, Tefé, Maraã, Manicoré, Humaitá, Barcelos, Apuí, Canutama, Fonte Boa, Anori, Tonantins, Benjamin Constant e Tabatinga.
O levantamento tem margem de erro de 2,5% para mais ou para menos e foi registrado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM – 07966/2014.
Levantamento
Até a próxima terça-feira – faltando cindo dias para a eleição – outras duas pesquisas eleitorais deverão ser divulgadas na imprensa, conforme levantamento feito no site do TSE, que tem a responsabilidade de registrar esses pedidos de pesquisa.
De acordo com o secretário judiciário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Waldiney Siqueira, empresas que desejam apresentar dados sobre intenção de votos poderão fazer o registro em até cinco dias antes da eleição, para que as informações sejam divulgadas em até 48 horas antes do pleito.