quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Unidade Móvel de Saúde fica no Jorge Teixeira até o dia 13

Moradores do bairro Jorge Teixeira, na zona Leste da capital, irão contar com os serviços oferecidos pelo Programa Saúde Manaus Itinerante (PSMI), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), até o dia 13 deste mês. Uma Unidade Móvel irá realizar exames preventivos (Papanicolau), mamografia e ultrassonografia (abdominal total e superior, transvaginal, pélvica, obstétrica, vias urinárias, tireoide, mama e próstata via abdominal), no estacionamento do Distrito de Saúde Leste (Disa Leste), localizado na rua das Rosas.
Até a próxima quinta-feira, 5, outra unidade móvel continua com o atendimento na rua Vale do Sol, bairro Lírio do Vale I, zona Oeste. Até o dia 6, o atendimento móvel acontece no pátio da Igreja dos Santos dos Últimos Dias, localizada na rua Penetração, Grande Vitória, zona Leste. E até o dia 9, no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na rua das Rosas com avenida Noel Nutels, Cidade Nova, zona Norte.

Diariamente, são realizadas 20 mamografias, pela manhã, e 20 pela tarde, com início do atendimento às 8h e às 13h, respectivamente. Para realizar o exame é necessário apresentar cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência, Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF). Caso tenha até 39 anos de idade é obrigatório, também, levar a requisição médica. Já as ultrassonografias são oferecidas 25 vagas em cada turno, sempre com início do atendimento às 8h e às 13h, mas somente pela manhã são realizados os exames de ultrassom abdominal total e abdominal superior. 

O usuário deve apresentar requisição médica, cartão do SUS, comprovante de endereço, RG e CPF para este tipo de exame.  A partir dos 40 anos, a mulher deve apresentar, ainda, a última mamografia para fazer o ultrassom nas mamas. “Na próxima semana devemos divulgar os novos bairros em que ficarão localizadas para os atendimentos à população com as Unidades Móveis de Saúde Odontológicas e Médico-Laboratoriais, uma vez que durante esta semana os veículos passam por manutenção preventiva”, informou o chefe da Divisão Técnica do PSMI, Márcio Martins.