terça-feira, 31 de janeiro de 2017

ALE começa amanhã ano legislativo em meio a pedidos de investigação

Após 40 dias de recesso, a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE) abre amanhã os trabalhos na Casa com a posse do novo presidente David Almeida (PSD) e a leitura da mensagem do governador José Melo (PROS). A abertura na Câmara Municipal de Manaus acontece na próxima segunda-feira, com o discurso do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.
Após a crise penitenciária no Amazonas estourar no primeiro dia do ano, durante o recesso parlamentar iniciado em 23 de dezembro de 2016, o ano legislativo começa com pautas importantes na ALE.  
Os deputados prometem questionar a situação dos contratos com as gestoras dos presídios Umanizzare Gestão Prisional e Serviços Ltda e Companhia Nacional de Administração Prisional (Conap) que receberam quase R$ 500 milhões de 2010 a 2015, segundo o Portal da Transparência do Governo do Amazonas.
Outra pauta que aguarda o retorno dos parlamentares é a convocação do ex-secretário da Fazenda Afonso Lobo para prestar esclarecimentos sobre os benefícios fiscais concedidos a uma empresa em que é sócio. A convocação foi feita pelo deputado Bosco Saraiva (PSDB), e mesmo com Lobo fora do cargo na Sefaz será mantida. O documento enviado à Mesa Diretora na penúltima sessão de 2016, ainda é válido e será mantido pelo parlamentar.  
No final do ano passado, a instalação de uma Comissão Parlamentar de Investigação (CPI) obteve assinaturas suficientes para investigar a compra de ações pela Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) e aguarda apenas a definição da Mesa Diretora.
Na sessão do primeiro dia haverá a transmissão do cargo de presidente do deputado Josué Neto para o deputado David Almeida, ambos do PSD, e a leitura da Mensagem Anual do governador José Melo (PROS).
Às 9h30, os três concederão entrevista coletiva à imprensa no Salão Rio Amazonas. Em seguida, já no Plenário Ruy Araújo, David Almeida toma posse como presidente do Poder Legislativo  2017/2018, juntamente com os membros da Mesa Diretora.
O novo presidente da Casa abrirá os trabalhos da sessão plenária anunciando a leitura da mensagem anual de governo pelo governador José Melo que fará um balanço e desafios, como é praxe na abertura dos trabalhos legislativos.

Na Câmara, os trabalhos começam na próxima segunda-feira com a leitura da mensagem do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. O presidente da CMM, Wilker Barreto, que tomou posse ainda no ano passado, vai dirigir a sessão.